No último dia 02 de Julho na sessão da Câmara Municipal de São Luís, o decano Vereador Astro de Ogum subiu a tribuna e disparou para cima do Promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Cláudio Guimarães. Disse o Edil, “Ele quer ser o dono da cidade.”
Bem para tentar entendermos, a definição de Ministério Público(MP), é uma Instituição essencial na função jurisdicional do Estado, com a função de defender a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e individuais. Além de ser fiscal da lei e defensor da sociedade entre outras atribuições.
Contudo aconteceu no dia 10 de junho uma operação chamada, “rolezinho,” uma determinação da operação promovida pelo Dr. Cláudio Guimarães Promotor de Justiça do Ministério Público, em uma força tarefa com os órgãos da segurança do trânsito e apoio policial.
O intuito seria em combater as motos sem placas e adulteradas na cidade. Ação essa que ocasionou na apreensão de centenas de motos, incluindo vários item de apreensão, como documentos atrasados, multas, descargas esportivas, e etc.
De acordo com o Promotor Cláudio Guimarães em entrevista a TV Mirante, essa ação seria de contribuir com diminuição de assaltos por pessoas com motos sem placas.
Entretanto a atitude do Vereador Astro de Ogum, foi provocada pela procura em seu gabinete de vários profissionais mototaxistas, prejudicados com essa força tarefa, pela prisão de suas motos.
O parlamentar usando as prerrogativas do seu mandato, defendeu a classe trabalhadora dos mototaxistas, questionando a ação do Promotor Dr. Cláudio Guimarães usando a força dos órgãos, para também prejudicar aqueles profissionais, que lutam dia a dia para sobreviver.
O fato que essa ação pode ter tido o objetivo de coibir assaltos e muitas irregularidades.
Mais deve acontecer pelas britz feitas periodicamente na cidade, por agentes de trânsito da SMTT, ou pelo Comando de Segurança Pública de Trânsito.
Adquirir um veículo, especialmente para trabalhar de uber ou moto uber, é essencialmente por conta da falta de oportunidades de trabalho e emprego, que nosso país vem atravessando.
Sem mencionar que esses trabalhadores se arriscam, na luta pelo sustento de suas famílias. E muitas vezes tem seus veículos roubados, causando um prejuízo enorme, endividando toda a família.
Diante disso o Vereador Astro de Ogum sensibilizado com os profissionais mototaxistas, prestadores de serviços como; delivery, moto uber, entregadores de pizza e demais serviços, vem sofrendo.
O parlamentar não aceita qualquer forma de repressão ou abuso de poder para prejudicar quem não merece, e deve combater quem realmente merece ser combatido e responder por seus atos.
O site está a disposição e nosso podcast de boa para ambas as autoridades citadas na matéria.
Acompanhe o vídeo no link;