Neste sábado (15), feriado da Programação da República, aconteceu um jantar de confraternização do movimento MACAIB, ofertado pelo decano Vereador Astro de Ogum.
Essa celebração aconteceu por conta da luta do movimento MACAIB na realização das 18 plenárias ao longo do ano, realizando a escuta pública para a regulamentação da Lei MACAIB.
Sensível as lutas sociais e um olhar especial as comunidades, o Vereador Astro de Ogum deu sua palavra e honrou, conseguindo a aprovação do requerimento por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de São Luís.
Agora o requerimento segue para o executivo para criar o fundo e sancionar a Lei MACAIB, atendendo um pedido desse grande movimento de massa dando cidadania a população.

Em seu discurso o líder social Sebastião Santos Coordenador Executivo do MACAIB, fez um preâmbulo dessa caminhada, visivelmente emocionado, estendeu sua gratidão ao decano Vereador Astro de Ogum, além de se dirigir a Deputada Iracema Vale Presidente da Assembleia Legislativa e Deputada Ana do Gás pedindo para levarem o projeto ao legislativo estadual. Ainda agradeceu de forma carinhosa todas as lideranças que saíram de suas casas em um feriado para atender o pedido do Vereador Astro de Ogum e do MACAIB.

O decano Vereador Astro de Ogum disse que sente se feliz por ter agora no seu time um grupo forte e que fez questão de promover esse encontro por saber do compromisso do movimento MACAIB com as comunidades. Também mencionou a gratidão de ser o Presidente de honra do movimento MACAIB na região metropolitana e compartilhou com a Deputada Ana do Gás.
A Deputada Iracema Vale atenderá o pedido do MACAIB e avançarar com a tramitação do projeto de Lei MACAIB no legislativo estadual e ficou honrada por ser a madrinha do movimento MACAIB no Estado.
A Deputada Ana do Gás destacou o imenso homem generoso e amigo do povo vereador Astro de Ogum, sente se feliz por fazer parte do seu círculo de amizades e parabenizou o movimento MACAIB se colocando a disposição para dá andamento no requerimento na Assembleia Legislativa.
Ficou claro para todos, que não se pode contestar e nem diminuir a força de bravos líderes em suas bases, o respeito que os mesmos tem diante dos olhos da população.
O MACAIB ao longo de sua história promoveu embates políticos, travou discussões calorosas, fechou avenidas, discutiu com as esferas municipal, estadual e federal na luta pelos direitos das comunidades.
Hoje conquista um espaço importante com a elaboração de 400 páginas da Lei MACAIB, dando passos importantes nos atendimentos dos ônibus extraordinários.
Sem dúvidas que isso precisa ser visto, e lembrado sempre nas históricas de lutas sociais na grande ilha.















