Em audiência pública realizada nessa segunda feira (20) na Câmara Municipal de São Luís, com a convocação do Secretário David Col Debela da SEMOSP.
O Secretário foi muito sabatinado pelos parlamentares à procura de informações sobre as ações de asfaltamento, intervenções no trânsito e iluminação pública.
O Decano Ver Astro de Ogum foi mais incisivo e questionou pontos importantes, tais como: a falta de iluminação nos bairros carentes e distante da cidade, serviços mal feitos pela gestão, além da intervenção na Igreja de São Sebastião no Anil, que destacou ser uma falta de respeito com a igreja católica.
O parlamentar interpelou o Secretário cobrando o relatório da aplicação de recursos públicos que a SEMOSP recebeu mais 500 milhões de reais, e quer apurar os gastos públicos, assim como da iluminação pública.
O Decano Ver Astro de Ogum informou ao Secretário David Col Debela, que está pensando em emendar a lei e tornar sem efeito a cobrança da taxa de iluminação pública, vários bairros pagaram antecipados a taxa e estão sem o serviço de iluminação pública, é o caso do “Lar de Cristo” antigo Ivaldo Rodrigues.
O Edil ainda informou que tem consciência que não se pode fazer tudo, mais pela generosa reserva de contingência que a Prefeitura possui, muitas situações de calamidade pública já deveriam ser solucionada.
Citou a 105 na Cidade Operária, quando chove é totalmente tomada pelas águas podendo até colocar canoas, além de um terreno próximo a Associação dos Moradores que virou um lixão a céu aberto.
O Decano Ver Astro de Ogum disse ainda que não tem nada contra o Secretário que já o recebeu por duas vezes para tratar de lixões.
Aliás disse ser prerrogativas dos vereadores ser recibos nos órgãos públicos, pois sua função é fiscalizar o erário público, e nunca foi pedi nada para mim, até a minha rua está no escuro e nunca lhe pedi para ajeitar. Disparou o parlamentar. Acompanhe o vídeo no link;