São Luís fundada em 8 de Setembro de 1612, pelos franceses Daniel de La Touche, conhecido como Senhor de La Ravardière e Fraçois de Rosilly, cujo objetivo comum, dentro do contexto da economia mercantilista, era estabelecer a França Equinocial, a capital maranhense encontra se na homenagem ao então Rei da França, Luís XIII.
Neste sábado (30) a comitiva da francesa comandada pelo Prefeito da cidade de Cancale na França Pierre-Yves-Mahieu visitou a Instituição CEPROMAR no Sítio Piranhenga, acompanhado do Presidente da CEPROMAR França, Jacques Martin. Momento importante onde além de estarem uns dois dias na capital maranhense e visitar alguns pontos turísticos, ficaram encantados com o trabalho realizados pela CEPROMAR MA.
A comitiva visitou todos as salas onde são realizados os cursos que formam jovens para o mercado de trabalho promovendo cidadania. Participaram do ato de diplomação dos bombeiros mirim com os instrutores do Bombeiro Militar e ainda fizeram a entrega de peixes pela simbologia da semana Santa.
O Prefeito da cidade de Cancale Pierre-Yves-Mahieu destacou a importância do fortalecimento da relação Brasil e França, laços que nos unem eternamente, assim como ficou muito feliz por poder vir nesse momento da Páscoa.
O Presidente da CEPROMAR FRANÇA Jacques Martin, enfatizou os avanços da Instituição e disse que tem contribuído com financiamentos com a Matriz CEPROMAR MA e com isso ambos desenvolvem projetos educacionais, profissionais e sociais.
A Presidente da CEPROMAR Ana Lúcia Zandomeneghi fez um preâmbulo de toda a história da relação Brasil e França, instituição implantada pelo Padre João, e que boa parte dos projetos são financiados pela CEPROMAR FRANÇA e executados pela CEPROMAR MA e a comitiva também vai participar do lançamento do livro que conta toda história da vinda de Daniel de La Touche ao Maranhão.
A Instituição CEPROMAR prestigiou os convidados e fez uma singela homenagem ao Decano Astro de Ogum Vereador de São Luís, pela co-parceria com a entidade, o parlamentar tem sido uma mão amiga em horas difíceis da instituição, afirmou dona Eulália Baldez Admistradora da CEPROMAR.
Na oportunidade o decano Ver. Astro de Ogum, após receber das mãos dos Presidentes da CEPROMAR MA e França, disse que ficou honrado pelo carinho reconhecimento, e agradeceu a Dona Eulália Baldez e Presidente Ana Lúcia Zandomeneghi, e enfatizou, “tenho feito a minha parte de acordo com as minhas condições, a CEPROMAR precisa de mais apoio e os governos municipal e estadual deveria ter um olhar com carinho para esse brilhante espaço que gera cidadania a muita gente. Acompanhe o link do vídeo;