Os servidores da guarda municipal foram surpreendidos por uma portaria 6.326/2023 publicada no diário oficial pelo titular da pasta Secretário Dr. Marcos Affonso Júnior que aumenta a carga horária de 30 para 40 horas semanais.
Resolve:
Art. 1º Estabelecer a jornada de trabalho semanal de 40 horas para os guardas municipais de São Luís.
Art. 2º As horas-extras e serviços extraordinários serão recompensados, conforme a legislação municipal.
Indignados com a portaria, o representante Weber Marques do SIGMEMA conseguiu junto ao líder do governo municipal Ver. Daniel Oliveira uma reunião com a categoria e vereadores nesta quarta feira 01/11 ás 9;00h na sala VIP e considera uma decisão unilateral, por rumores que o Prefeito Braide não sabia da portaria, e que pretende entrar com uma ação requerendo a garantia do decreto que garante as 30 horas semanais. Com o objetivo que a câmara pressione o Secretário Marcos Affonso que considera uma pessoa sensata para que revogue essa portaria, por que todos consideram absurda e prejudica a categoria, voltando a jornada semanal de 30 horas. Diz o Weber Marques.
Lembrando que isso não é a primeira vez que acontece, na gestão do Ex Prefeito João Castelo na época o Decano Ver. Astro de Ogum interviu pela categoria junto ao Prefeito por causa de uma paralisação da categoria. Com forte pressão o ex Prefeito João Castelo atendeu a solicitação da categoria reforçada pelo parlamentar. E essa medida pode virar modinha e se estender as outras secretarias municipais.
Esperamos que tenham um diálogo produtivo e a reivindicação justa seja revista.