Moradores dos bairros Sá Viana, Jambeiro e Vila Embratel convivem a décadas com o lixo na Avenida Contorno da Ufma. Uma avenida importante que escoa vários bairros além desses citados, principalmente quando tem engarrafamento. Além do mal cheiro e risco a saúde em tempos de doenças respiratórias, a calçada totalmente destruída pela pá carregadeira na retirada do lixo que caem dos containers no chão, e prejudicando os pedestres de fazer suas atividades físicas.
As lideranças sociais da região por diversas vezes já solicitaram a gestão do Prefeito Eduardo Braide através da SEMOSP, assim como nas gestões passadas, e o que fazem é recolher o lixo e a PRECAM/UFMA através o ex Prefeito do Campus Guilherme Abreu recuperou a calçada, sarjeta, e colocaram uma tubulação na curva de acesso ao Sá Viana, acabando com o alagamento com parceria e diálogo com a gestão da UMBS no período de 2013 à 2017.
Além dos esforços de todos os lideres e moradores, existe um risco de formação de uma voçoroca, cratera grande na curva do Jambeiro, e podendo cair o muro da UFMA e além de tomar parte da pista prejudicando o trânsito. Diante dessa situação, deve ser feito um planejamento e execução da retirada dos containers e colocar em outra área e intensificar a coleta seletiva nos bairros atingidos. Esperamos que o Governador Carlos Brandão intervenha nessa situação de calamidade pública e resolva o problema.