DUARTE JR, PEDRO LUCAS FERNANDES, CARLOS LULA, PAULO VICTOR E ASTRO DE OGUM.
Assim como uma corrida de fórmula 1, as equipes correm contra o tempo para deixar os carros prontos, para os pilotos. Na pista a competição entre eles é segundo a segundo e quem for mais rápido no PIT STOP vence a corrida. As articulações nos partidos e bastidores esquentam, e os nomes vão surgindo, as discussões entre simpatizantes, militantes, lideranças sociais aumentam. Todos esses postulantes a substituir o então Prefeito Eduardo Braide fazem parte do grupo político do Governador Carlos Brandão e Ministro Flávio Dino, que assistem com atenção a desenvoltura dos pré candidatos. Mais isso tem causado dor de cabeça aos leões, vejamos no PSB tem o Deputado Federal Duarte Jr que já vem de uma disputa acirrada com então Prefeito Braide, no mesmo partido com uma boa votação em São Luís o ex Secretário de Estado da Saúde e Deputado Estadual Carlos Lula, e mantendo ambas as candidaturas ou unem se, ou um dos dois deve disputar em outra sigla partidária. O deputado Federal Pedro Lucas Fernandes mesmo não falando sobre a disputa, também foi bem votado na capital, como ex Vereador de São Luís tem bases consolidadas na cidade e sua bandeira é o municipalismo. O Partido União Brasil além de fazer parte da base aliada do governo Estadual e Federal , percebe se nos bastidores a torcida para que o deputado seja candidato a Prefeito de São Luís.
Diferente vem o Vereador Paulo Victor(PCDOB), fazendo barulho na cidade e se lançou pré candidato a Prefeito de São Luís, afirmando ter o aval do Governador Carlos Brandão, declarando guerra ao Prefeito Braide. Atual Presidente da Câmara Municipal de São Luís, aceitou o convite do Governador e assumiu a pasta da Cultura, percebendo que poderia ficar de fora do foco, retornou a cadeira de Presidente e vem promovendo ações nas comunidades protagonizando embates calorosos com o Prefeito Braide. Com pautas importantes para a cidade, como a derrubada de vetos do executivo no Plano Diretor, acatou denúncias de cassação, e recebendo o projeto de aumento de 8,2% aos servidores municipais colocou em plenário para a apreciação dos vereadores, que perceberam que o projeto não contemplava outras classes de servidores e pediram ao executivo para incluir o repasse e o Prefeito vetou.
O decano e ex Presidente da Câmara Vereador Astro de Ogum, com trabalho consolidado nas comunidades, na cultura e em sua religião, tem o seu nome sempre lembrado em pesquisa e aparece bem, aliado do Governador Carlos Brandão, recebeu a visita do Senador Weverton Rocha onde teria partido o convite para ser candidato a Prefeito de São Luís, causou desconforto na base aliada e foi fortemente atacado. Comenta se em bastidores que até o Prefeito Braide teria convidado o Vereador Astro de Ogum para ser seu companheiro de chapa. Observa se que o Vereador Astro de Ogum, Senador Weverton Rocha e o Prefeito Braide não fizeram tais afirmações publicamente, são apenas conjecturas, mais tudo pode acontecer nessa briga de foice.
Com tudo meus amigos, a disputa rumo a prefeitura de São Luís, vem formando mais uma vez uma espécie de consórcio, todos contra Braide, mais há quem diga que não, o GOVERNADOR CARLOS BRANDÃO comandará o grupo com diálogo e terá um nome na disputa. Pode até ser, mais está se desenhando dois nomes, um candidato do Governador e outro do Ministro.